The Guild: Vida inteligente no Youtube


Guilds:
        1. Associações de artesãos de um mesmo ramo, isto é, pessoas que
        desenvolviam a mesma atividade profissional que procuravam
        garantir os interesses de classe e regulamentar a profissão.
        2. Clãs. Grupos semi-permanentes de jogadores, reunido
        em torno de um nome/símbolo.

O Youtube é uma ferramente fantástica. Além de suas utilidades óbvias, que vão desde armazenar vídeos caseiros até guardar verdadeiras relíquias que antes víamos na televisão, o site consegue ir além se utilizado por pessoas com criatividade. A atriz Felícia Day é uma delas.

Utilizando-se de grandes paixões dos internautas (Youtube, seriados e games, mais especificamente os MMORPGs¹), Felícia juntou um elenco quase amador e pouquíssima verba para produzir um fantástico webseriado sobre seis amigos que comunicam-se apenas online, enquanto passam horas jogando um épico totalmente fictício (mas que se encaixa facilmente em qualquer jogo do gênero).

Cada episódio tem em média 6 minutos e mostra o dia-a-dia virtual dos jogadores. Felícia interpreta Cyd, que é chamada em 90% das vezes de “Codex”, seu nickname no jogo. Sua única comunicação com seus amigos (cujos apelidos são Zaboo, Vork, Tinkerballa, Clara e Bladezz) é via webcam e microfone, enquanto discutem seriamente sobre aspectos do jogo. Cada personagem representa uma classe diferente no jogo, cada qual com sua especialidade: enquanto Codex é especialista em magias de cura, o coroa Vork representa o guerreiro, Bladezz o gatuno e por aí vai.

Além de uma grande homenagem aos MMORPGs, o seriado é ao mesmo tempo uma dura crítica: todos os personagens são estereótipos pesados de jogadores viciados que acabam abdicando de algo para ficar apenas em frente ao computador, seja a adolescência, o emprego ou até mesmo o marido e as crianças. O máximo de relação humana “normal” que vemos nos personagens são leves paixões e até discussões, como quando um dos personagens toma posse de um raro item de outro – ou coisas de ainda mais vergonha alheia, mas deixo isso para quem for assistir.

A série foi lançada em 2007 e já está na terceira temporada. Todos os episódios podem ser vistos de graça. A empreitada já rendeu até prêmios, como o Yahoo! Vídeo Award e o Youtube Vídeo Award de “Melhor Série”. Todos os episódios disponíveis até agora estão devidamente legendados em português (excelente trabalho, devo dizer) e podem ser encontrados no canal do “The Guild” no Youtube. Caso o episódio não comece com legendas, clique no último botão da esquerda para a direita do player do site. Com um clima descontraído e referências à cultura pop a cada segundo, o “The Guild” é uma excelente alternativa para quem curte dar boas risadas ou até já enjoou de seriados convencionais.

—–

¹ MMORPG significa Massive Multiplayer Online Role Playing Game. Nesses jogos,
  que abrigam um verdadeiro universo de fantasia, você controla um personagem fictício
  e o guia por esse local, podendo interagir com os demais e fazer quase de tudo
  Alguns populares aqui no Brasil são Ragnarok até World of Warcraft.

Tags: , , ,

2 Respostas to “The Guild: Vida inteligente no Youtube”

  1. Will Says:

    Um dos melhores seriados do Youtube. Sabe que eu gosto do estoriotipo? Vamos ser honestos, uma pessoa que fica preso a um jogo da maneira que eles ficam, realmente tem algum problema no comportamento social. Não da pra negar.

  2. Allison Says:

    Ainda não conhecia, mas achei bem interessante! uma boa dica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: