Humor em rabiscos

Sendo um grande fã dos meios impressos, me entristece um pouco o fato da importância da comunicação através do papel estar cada vez mais desvalorizada. Só a tradição de folhear um jornal ou de ler reportagens aprofundadas em revistas especializadas já traz uma ótima sensação. Além de informar o leitor, esses meios também se dão ao luxo de divertir. Para isso, um dos mais eficientes métodos é a publicação de ilustrações, charges e tirinhas em quadrinhos. Essas histórias, que hoje preferem abordar super-heróis, começaram com um simpático sujeito oriental vestido de amarelo, o Yellow Kid. Como todo fato da história do jornalismo, não podia faltar uma curiosidade bizarra: sua série chegou a ter duas versões em dois veículos diferentes, já que seu desenhista original havia sido contratado pelo jornal rival (de William Randolph Hearst, o verdadeiro Cidadão Kane).

Com o passar do tempo, a internet acabou sendo uma mídia fantástica para a continuidade desses quadrinhos – por outro lado, com a pirataria ela tornou-se um verdadeiro pesadelo. Seja em forma de motion comics, de vendas online ou de autores mais independentes/que viram na internet um grande potencial para se mostrar ao mundo, esse é um meio em ascensão principalmente no ramo da comédia. Para este post, vou tentar me limitar a essa última categoria, excluindo desde já qualquer publicação das grandes editoras como Marvel e DC. Sem mais enrolações, vamos ao top 5 de melhores quadrinhos da web!


5. vgcats (www.vgcats.com)

De Scott Ramsoomair, quadrinista gringo amador. Em seu site, publica uma série de quadrinhos com o tema principal videogames, tendo seus personagens originais como protagonistas nesse vasto universo. Sua qualidade é também seu maior defeito: acaba sendo muito específico por se tratar especificamente de um assunto, mas apresenta um bom humor para quem entender. Destaco a série Super-Effective, que fala de pokémon da forma que todos nós sempre quisemos falar.
4. Capinaremos (www.capinaremos.com)
De traço tosco (simples) e fala direta, talvez seja o escolhido que mais possua liberdade criativa. Não tem características específicas e fala de absolutamente tudo. O responsável pela maior parte das tirinhas é Sandro Sanferice, um dos três membros  do site, que não se limita e vai mais além do que seus quadrinhos originais.
3. Adão Iturrusgarai ( http://adao.blog.uol.com.br )
Jogada perfeita do quadrinista profissional, que se aproveita positivamente da internet para divulgar seu trabalho. É um conhecido cartunista de jornal e publica diariamente seu trabalho em grandes impressos por todo o país.   Seu exótico sobrenome é de origem basca. Possui ilustações belas no geral, mas suas séries são os destaques, como Aline e seus dois namorados e Rocky e Hudson, dois cowboys homossexuais [e agora, Ang Lee?].  Boa parte das tiras possuem um alto conteúdo sexista, mas tudo é apresentado de um jeito bem brasileiro. No blog, tem liberdade para colocar desenhos que não foram publicados, mas que possuem valor sentimental para o autor.
2. Cyanide and Happiness ( http://explosm.net )
Hospedado na rede explosm, usa um humor negro elevado ao cubo tratando de todos os temas possíveis. Chega sem esforços na escatologia. É  desenhado por mais de um artista, portanto é possível notar traços diferentes nos bonecos, que são leves evoluções dos  ‘palitos’. Há um blog brasileiro que faz um excelente trabalho traduzindo todos os publicados, mas as tiras no idioma original [cheias de gírias e duplo sentido que são intraduzíveis] são a melhor pedida.


1. Um Sábado Qualquer ( http://umsabadoqualquer.com )

Depois d’OCriador em primeiro no post sobre o Twitter, mais uma referência religiosa figurando no lugar mais alto do pódio! O cartunista C. Ruas nos mostra como falar de Deus sem ser herege e sem irritar o politicamente-corretismo que está em vigor atualmente no Brasil. Criatividade divina, colocando como coadjuvantes do Todo-Poderoso o pobre Adão, Eva, Lúcifer e até celebridades mortas como Nietzsche e Einstein. Imperdível!

Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: