Fazendo história no Paraná: Blindagem

A música paranaense, aqui no Paraná, é ainda menos valorizada que a nacional no país inteiro. O cenário independente é extremamente forte, mas dá para contar nos dedos quantas bandas conseguem ultrapassar essa barreira e chegar ao grande público. O Relespública, por exemplo, abraçou-se à MTV e foi um desses recompensados. Aos poucos, porém, começam a perder força nesse panorama confuso da música atual. Mas o que interessa aqui é um certo grupo de dinossauros do rock, idolatrado por muita gente mais velha, mas que é injustamente desconhecido da nova geração.


O Blindagem ¹ surgiu no final da década de 1970 e foi um dos primeiros grupos do Estado a realizar turnês pelo Brasil e fazer sucesso nas rádios. Parte das letras da banda em seu período de glória foi composta em parceria com o poeta paranaense Paulo Leminski, que mostra abusar de sua genialidade também na área da música. A maioria das obras leva uma batida mais calma (sem esquecer a força do rock), quase como um folk próprio, que é facilmente assimilado à região. Seja falando de amor, do cheiro do mato ou das estradas de ferro, o Blindagem cumpre seu papel com perfeição.

Em 2008, seguiram o caminho de mestres do rock como o Scorpions e realizaram um show com o acompanhamento de uma orquestra, no caso a Sinfônica do Paraná ². Atualmente, como a saúde do fantástico vocalista Ivo Rodrigues não anda das melhores (afinal, ele e o já falecido Leminski bebiam mais do que o Mussum), a banda instalou-se de vez na capital e prefere públicos um pouco menores em bares de grande expressão na cidade, como o CrossRoads.

O show com a orquestra no Teatro Guaíra, em Curitiba, rendeu um DVD, que é altamente recomendável. Os CDs não são muito fáceis de encontrar, mas vale muito a pena comprar um ou até mesmo comparecer a uma das apresentações da banda. Rock do clássico, do bom e do Paraná.

¹ Site oficial da banda http://www.bandablindagem.com.br/index_banda.htm

²

Tags: , , , ,

2 Respostas to “Fazendo história no Paraná: Blindagem”

  1. Gug Says:

    terei de chamar o tabelião

  2. paulo juk Says:

    Show esta matéria….valeu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: