6 atores famosos que começaram em filmes de terror

Não é fácil começar a carreira em Hollywood. Se você não tem um bom agente, parentes no ramo ou a sorte de ver o primeiro filme de sua vida virar um sucesso inesperado, o caminho para o protagonismo de grandes produções é árduo e pode levar alguns anos de papéis sem importância em filmes que ninguém leva a sério.

E esses papéis normalmente estão em filmes de terror. Por conta do baixo orçamento, o elenco normalmente é formado por jovens e adultos que buscam uma carreira estável, mas precisam se contentar em interpretar serial killers, mocinhas, mocinhos ou até mesmo figurantes. Alguns dão sorte: novas oportunidades surgem em seguida, até chegar em um papel de protagonista, um Oscar e uma carreira estabilizada. Acha que isso é só um sonho de Hollywood, a terra dos sonhos do cinema? Os exemplos abaixo provam que não – e seu maior ídolo pode estar entre eles.

Johnny Depp

SS-2013-09-01_22.00.17

Em 1984, então com 21 anos (e carinha de 15), Johnny Depp estreava nos cinemas em um filme de baixo orçamento feito por uma distribuidora semiprofissional , com um elenco quase só de desconhecidos e feito por um diretor especialista em tortura e violência em excesso.

No fim das contas, “A Hora do Pesadelo” virou uma franquia milionária, alavancou a New Line Cinema, levou gente como Robert Englud ao status cult e reanimou o terror psicológico.  Aliás, viu como não falei do Depp até agora? Isso é porque não tem o que falar: Glen, namoradinho da mocinha Nancy, tem poucas falas e mostra pouca personalidade (ou seja, nada das maluquices da parceria com Tim Burton). Sua morte, entretanto, é uma das mais icônicas de toda a série: diz a lenda que uma mangueira com sangue falso estourou dentro da cama em que estava o ator, fazendo o líquido jorrar para cima e em quantidades absurdas. Corta. Perfeito.

Em uma entrevista, Depp reconhece que seu primeiro papel foi o de Glen – e diz que, por incrível que pareça, trata-se de um flme bom.

Reneé Zellweger e Matthew McCounaghey

matthew renee texas chainsaw

Ela é Bridget Jones, uma das rainhas das comédias românticas para menininhas. Ele é um galã que só agora, quando começa a ficar velho, ganha respeito por bons personagens e atuações. Mas os dois começaram no mesmo lugar: no fundo do poço.

O poço tem nome e se chama “O Massacre da Serra-Elétrica: O Retorno” (1994), quarto filme da franquia. A história é irrelevante e o filme é uma porcaria, mas vale para ver os primeiros papéis de destaque dos dois atores. Matthew é um caipira que aparece pela primeira dirigindo uma caminhonete e assustando os mocinhos – um dos membros da família maluca de Leatherface, que aqui até se veste de mulher, já que é para jogar a reputação da franquia pelo ralo.

Renee estava em um de seus primeiros papéis creditados: uma típica universitária nerd, pura, casta e virgem que só sabe gritar, correr e chorar. Que melhora, hein?

Kevin Bacon

kevin bacon friday

Antes de sair atrás de um psicopata em “The Following”, Kevin Bacon foi vítima de outro: Pamela Voorhees, a mãe de Jason, assassina do primeiro “Sexta-Feira 13”. Assim como Johnny Depp, ele praticamente entra mudo e sai calado, e também tem uma morte icônica e até hoje surpreendente: após acender um cigarrinho na cama (naquela época, ainda não era clichê matar o casal se pegando ou o maconheiro), ele tem o pescoço lentamente atravessado por uma flecha.

Méritos para Tom Savini, um dos maiores preparadores de efeitos especiais da história do cinema de terror. Não foi nada fácil fazer a cena, já que era preciso sincronizar o jato de sangue a partir de uma posição bem desconfortável para ator e maquiador (posicionados embaixo e atrás da cama). O pescoço atravessado é um molde, claro.

Jennifer Aniston

anniston leprechaunEla ficou famosa com “Friends”, fez um pacotão de comédias românticas e é a musa de muito cinéfilo por aí, mas ouso dizer que nem tanta gente se apaixonaria por Jennifer Aniston se só assistisse ao seu primeiro longa-metragem, “Leprechaun”: a moça parece só mais uma patricinha entre muitas outras atrizes por aí e está tão magra que parece que passava por uma greve de fome durante as filmagens.

O filme, sobre um duende irlandês que mata quem tenta se apossar de seu pote de ouro (sério), é fraco tanto em humor quanto em terror – não precisa ver mais nada sobre ele depois de assistir ao vídeo acima.

Clint Eastwood

eastwood creature

Um dos maiores astros dos filmes modernos de faroeste e atualmente um dos vovôs mais respeitados e idolatrados do cinema (pau a pau com Jack Nicholson e Morgan Freeman, entre outros), Clint Eastwood demorou para ser notado por Hollywood – ainda mais porque começou com pontas em dois filmes de terror de importância quase nula. “A Revanche do Monstro” é uma sequência anônima do clássico “Creature From the Black Lagoon”, e “Tarântula” é sobre uma aranha gigante (na década de 1950, o medo da guerra nuclear popularizou filmes de monstros e criaturas radioativas). Clint interpreta, respectivamente, um assistente de laboratório e um piloto de aeronave.


No início da carreira, que foi praticamente de bicos até o papel de sidekick no seriado western “Rawhide”, ele era contratado geralmente só por ser um rostinho bonito, já que tinha um estilo próprio de atuação que ia contra o que era empregado nas escolas do gênero na época. Hoje, é justamente esse o diferencial.

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário